Em 2021 implantamos um setor florestal na empresa com direcionamento para o Inventário Florestal de plantios comerciais (Pinus, Eucalipto e outros), Florestas nativas e Arborização Urbana.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi vitae est magna. Sed laoreet odio sit amet leo pulvinar maximus. Cras semper fringilla dictum. Morbi sit amet diam mollis, imperdiet arcu at, posuere tellus.
Ut vel odio tincidunt, malesuada neque fermentum, maximus nulla. Nam nunc erat, blandit vitae velit eget, tristique volutpat risus. Nam vel erat justo.
Aenean finibus leo ac est rutrum, vel dignissim quam viverra. Vestibulum sed dolor ipsum. Proin metus neque, sollicitudin nec orci at, pulvinar posuere magna. Etiam eget congue mi.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi vitae est magna.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi vitae est magna.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi vitae est magna.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi vitae est magna.
É o tipo mais comum de Inventário, tendo como objetivo apenas a estimativa do volume total de madeira em pé (estoque). Através desta classificação de Inventário é possível também analisar a qualidade do maciço florestal, permitindo a realização de projeções volumétricas futuras.
Classificação do Inventário que permite a realização de monitoramentos anuais do desenvolvimento do plantio. Com o levantamento/conhecimento dos dados é possível entender e estudar a dinâmica de crescimento, volumetria e mortalidade, bem como a estimativa da produção atual. Neste tipo faz-se o uso de parcelas permanentes sendo ano a ano as mesmas árvores mensuradas, captando com precisão as mudanças do maciço florestal.
Levantamento realizado antes da colheita florestal, tendo como objetivo a estimativa do volume individual e por hectare das árvores que serão aproveitadas. Neste tipo de Inventário é de extrema importância o planejamento de uma maior intensidade amostral.
Procedimento realizado com o objetivo de avaliar a qualidade do plantio através de indicadores como mortalidade, altura, diâmetro e status nutricional visível das árvores. Geralmente esse levantamento é realizado durante os 6 e 12 meses pós-plantio. Neste período recomenda-se a realização de análises foliares de macro e micronutrientes de modo a auxiliar na tomada de decisão.
Levantamento geralmente realizado entre os dias 20 e 30 pós-plantio. O objetivo é a estimativa da taxa de sobrevivência das mudas. As mesmas podem sofrer ataques de insetos, alagamentos de plantios, morte por geadas entre outros. Esse levantamento auxilia no planejamento posterior onde será avaliado a necessidade de replantio ou outros tratos silviculturais necessários.
Consiste na medição da circunferência ou diâmetro da árvore e comprimento de cada seção, em pontos definidos ao longo do fuste, para obtenção do volume real.
Levantamento que consiste na medição volumétrica da madeira já processada e estocada, antes do seu destino final. Tal medição é de grande importância para o planejamento estratégico da empresa.