O uso dos drones vem aumentando a cada dia e nos mais diversos campos e na topografia não está diferente, hoje utilizamos drones para levantamentos aéreos para geração de ortofoto.
Temos também os drones com laser embarcados que juntos formam o sistema LIDAR essa tecnologia torna possível a obtenção de informações topográficas principalmente em área de densa vegetação e com grande rapidez.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi vitae est magna. Sed laoreet odio sit amet leo pulvinar maximus. Cras semper fringilla dictum. Morbi sit amet diam mollis, imperdiet arcu at, posuere tellus.
Ut vel odio tincidunt, malesuada neque fermentum, maximus nulla. Nam nunc erat, blandit vitae velit eget, tristique volutpat risus. Nam vel erat justo.
Aenean finibus leo ac est rutrum, vel dignissim quam viverra. Vestibulum sed dolor ipsum. Proin metus neque, sollicitudin nec orci at, pulvinar posuere magna. Etiam eget congue mi.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi vitae est magna.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi vitae est magna.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi vitae est magna.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi vitae est magna.
Consiste na obtenção de informações de áreas terrestres, marítimas ou áreas. Para isso, são instaladas câmeras, laser LiDAR e outros sensores especiais em uma aeronave, de acordo com o tipo de levantamento desejado.
A aerofotogrametria nos permite obter informações de confiança sobre objetos e do meio ambiente com o uso de processos de registro, medições e interpretações de imagens fotográficas e padrões de energia eletromagnética registrados.
O perfilamento a laser é um sistema que adquire dados digitais de elevação do terreno com precisão equivalente ao GPS, mas de forma muito mais eficaz, podendo ter seu sensor em plataformas moveis ou fixas. O sistema mais utilizado para a obtenção de informações espaciais, produzindo Modelos Digitais do Terreno e da Superfície, é o perfilamento em plataforma móvel aerotransportada. O LIDAR combina o Sistema de Navegação Global por Satélites (GNSS) e o Sistema de Navegação Inercial (INS). O GNSS fornece a localização da aeronave no espaço, enquanto o INS informa os ângulos de atitude dela. Os resultados obtêm-se pelo cálculo do tempo decorrido da emissão do pulso laser ao alvo e o seu tempo de retorno ao sensor.
Após realização do escaneamento à laser, seguem as etapas de tratamento dos dados, com processamento das nuvens de ponto, preparação dos desenhos e montagens, para entrega dos produtos finais. O processo e edição dos dados espaciais planialtimétricos devem ser executados em estações gráficas computadorizadas dotadas de software gráfico.